Está cada vez mais na moda utilizar estruturas prontas para montar espaços comerciais, de lazer e até mesmo residenciais, como um container escritório.
Os contêineres vão ao encontro desta tendência: além de ser uma solução rápida para a implantação do ambiente desejado, é econômica. Afinal, pode custar bem mais barato adquirir um contêiner e equipá-lo do que planejar a construção de um espaço do zero.
Por conta dessa versatilidade, os contêineres estão se tornando a alternativa perfeita para a montagem de um estande de vendas de um prédio em construção, por exemplo, ou para escritórios, sejam eles provisórios ou não.
Como existem diversos modelos de container a venda, o primeiro passo para se montar um escritório em um contêiner é, logicamente, providenciar o contêiner e ter o espaço no qual ele será colocado. Para isso, é necessário conferir qual dos modelos disponíveis mais se enquadra as suas necessidades.
Vale destacar que o custo da estrutura também pode variar, de acordo com:
- Tamanho;
- Presença ou não de acabamentos, como portas, janelas ou vidros;
- Instalação de sistema de eletricidade;
- Instalação de sistema de iluminação;
- Instalação de sistema hidráulico.
O preço médio de um contêiner “seco”, ou com poucos itens em sua composição sai mais em conta do que um já pronto e estruturado, por exemplo.
Mas, vale lembrar que deverá ter uma certa quantia além deste valor, para finalização e mobília – que às vezes pode custar mais do que o próprio contêiner.
Como montar o container escritório
Depois de providenciar o contêiner, é hora de moldá-lo de acordo com a necessidade do seu escritório, seja com a instalação de piso laminado preço, por exemplo.
Apesar da variação conforme o trabalho que será desenvolvido no local, há alguns itens que são primordiais como a instalação de um sanitário.
Atualmente, é possível acoplar à estrutura do contêiner o sistema de esgotamento sanitário, que pode ser ligado à rede de esgoto da cidade – neste caso vai demandar uma obra mais complexa -, quanto armazenado em tanques que podem ser enterrados para serem esvaziados – como se fosse uma
fossa séptica.
A iluminação também é um passo importante. Quanto mais janelas e vidros o contêiner tiver, mais luz natural terá e menos iluminação artificial e consumo de energia elétrica terá o seu espaço.
Por isso é importante analisar a posição em que o escritório ficará em relação ao sol, para que tenha uma ideia de onde abrir as janelas e em quais locais instalar pontos de lâmpadas.
Por falar em pontos de lâmpada, o sistema elétrico do contêiner deve ser feito como o de qualquer casa ou comércio em construção de alvenaria.
Afinal, ali serão utilizados equipamentos elétricos dos mais diferentes tipos como computadores, que consomem relativamente pouca energia, a aparelhos de ar condicionado, que precisam de um sistema próprio para que o local não sofra de sobrecarga na rede.
O ar condicionado é um item indispensável em um contêiner, seja qual for a região do país em que ele for instalado. Isso porque a estrutura metálica faz com que o calor seja retido e facilmente absorvido pela área interna.
Então, qualquer “solzinho” pode deixar o contêiner
mais quente, caso não haja algum sistema de refrigeração.
Além da climatização, é importante pensar sobre a abertura das portas e janelas, de forma que, caso não tenha um ar condicionado, ou falte fornecimento de energia elétrica, por exemplo, haja uma circulação de ar que permita a ocupação do contêiner de forma tranquila.
Além disso, é preciso definir se vai ser piso laminado ou outro modelo.
Forro de PVC
Por ser uma estrutura pronta e rápida de ser obtida para implantação do escritório, ela prescinde, também de artigos rápidos e práticos em seu acabamento.
Uma das opções quase que unânimes em um contêiner é o revestimento do forro em PVC. O forro de PVC pode ajudar, por exemplo, a embutir o sistema de energia, hidráulico e a iluminação, de forma que nenhuma instalação fique exposta.
Entre as vantagens está a baixa necessidade de manutenção e a fácil manutenção já que uma vez colocado, o PVC não necessita de pintura e não acumula fungos ou bactérias.
Ele é feito em um material leve, ou seja, não vai atrapalhar na pesagem do contêiner em uma eventual mudança de espaço e ainda é de fácil limpeza.
O forro de Pvc colocado geralmente é instalado em
lâminas. Desta forma, é fácil, por exemplo, a remoção de parte da estrutura para qualquer intervenção que for necessária, sem afetar o conjunto da instalação.
O PVC pode ser utilizado tanto no teto, por meio do forro em lâminas, como na divisão dos espaços, caso seja necessário.
Assim, ele é um material que tem tudo a ver com o contêiner pela sua facilidade de aplicação, custo baixo em relação a outros acabamentos e com um resultado estético que pode ser facilmente adaptado para qualquer tipo de decoração.